Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 29 de Abril de 2024

SECRETARIA DE Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Publicado em 06/07/2023 13:41:15

6ª Romaria a São Pedro aconteceu no último domingo e reuniu centenas de pessoas

A programação do evento foi marcada pela espiritualidade, gastronomia e integração

Evento que visa estimular a organização social e comunitária e valorizar a identidade cultural local, a 6ª Romaria a São Pedro mobilizou a comunidade de São Pedro do Butiá no último domingo (02/07). A programação foi marcada por momentos de espiritualidade, gastronomia e integração.

As atividades iniciaram sobre as águas do Rio Ijuí, com celebração religiosa e benção dos barcos e pescadores. Centenas de pessoas acompanharam a romaria, partindo da Barca São Pedro, seguindo pela Linha Taipão Frente, parada em frente à Igreja Matriz e sequencia do trajeto até o Centro Germânico Missioneiro, ponto turístico e religioso muito conhecido na região.

A Banda Municipal recepcionou festivamente a chegada do barco que trazia a imagem de São Pedro ao Centro Germânico, sendo oportunizado um momento de reflexão conduzido pelos Ministros da Palavra e da Eucaristia, bem como pelo Padre Valcir Puhl, seguida de encenações, cerimônia da benção e queima dos pedidos.

Em virtude da homenagem a São Pedro, que foi pescador, ao meio-dia o cardápio servido foi à base de peixes, além de outros lanches. Foram servidos mais de 130kg de filé de tilápia preparados pelo Grupo do Peixe, assistido pela Emater-RS/Ascar, e por pessoas da comunidade. O acompanhamento foi cuca, tradicional da cultura local, preparada por um grupo de mulheres.

Como o dia do padroeiro é o dia da tradicional festa de “Kerb”, buscou-se resgatar a cultura germânica, e reviver a tradição dos laços comunitários e solidários. Foi servida uma farta mesa com bolachas confeccionadas pelos grupos de mulheres assistidos pela Emater-RS/Ascar, acompanhadas de café. “Na época em que se comemorava os Kerb, as famílias se visitavam muito, sendo que era a principal data de visitas e confraternizações daqueles tempos, com compartilhamento de alimentos entre estas. Já, neste domingo, o que aconteceu foi uma espécie de Kerb coletivo, o que agradou a todos”, relata a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marlene Jacinta Anschau.

A tarde contou com a animação do Grupo Musical Monte Carlo. O evento contou com o envolvimento do Conselho Municipal de Turismo, Prefeitura Municipal de São Pedro do Butiá, Paróquia São Pedro Apóstolo, Emater-RS/Ascar, bem como apoio das entidades, comércio local e produtores rurais, com apoio de diversos voluntários, que contribuíram com recursos, ingredientes e trabalho. Os organizadores avaliam que o grupo foi retribuído com a grande mobilização comunitária e os semblantes de alegria e satisfação do público presente.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA