Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 28 de Marco de 2024

SECRETARIA DE Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer

Publicado em 23/11/2018 16:25:24

CULMINÂNCIA DO PROJETO MISSÕES PELA VIDA

  No dia 14 de novembro de 2018 realizou-se a culminância do Projeto Missões Pela Vida, tendo por local a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Borja, com início às 16 horas e contou com a presença dos peregrinos da 18ª Trilha dos Santos Mártires das Missões e Autoridades, Primeira Dama do Município, Secretários Municipais, palestrantes, diretoras, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade.
Com o intuito de reativar a Coleta Seletiva do Lixo em nosso município, em parceria com o projeto das Primeiras Damas, Missões Pela Vida – 2018, que teve como tema SEJA AMIGO DO PLANETA, PARTICIPE DESTA AÇÃO – PROJETO DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DO LIXO, a Administração Municipal, através das Secretarias Municipais, Associação das Primeiras Damas, Escolas Municipais e Estadual, CRAS e Amigos da Natureza desenvolveram o projeto.
 Foram palestrantes os professores Simplício Hilgert, Cândida Kist Klein e Luana Hilgert, os quais explanaram sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e a conscientização sobre a importância da separação do lixo seco e úmido, bem como uma reflexão crítica sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania.  Concomitante às palestras, foi realizado o concurso municipal para a escolha do brinquedo mais criativo confeccionado a partir de produtos recicláveis (alunos do Pré ao 5º ano do Ensino Fundamental) e escolha da paródia mais criativa, com o tema: “Seja amigo do nosso  planeta” (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental).                    
            O projeto também contou com a participação dos usuários do CRAS, através da confecção  de artesanatos e/ou artefatos confeccionados a partir de produtos recicláveis, apenas de forma participativa e não competitiva, por ser grupo de convivência.
Os objetivos das palestras foram conscientizar a população sobre a importância da separação adequada do lixo e da reciclagem; conscientizar a população  sobre a extrema importância da reciclagem para a preservação ambiental; ter atitudes de cuidado com o meio ambiente, estabelecendo um destino adequado ao lixo; cuidar da limpeza e conservação do ambiente em que vive; incentivar o uso de materiais recicláveis e promover a utilização da coleta seletiva.
Os alunos contemplados  dos concursos foram:

Nível I – através de brinquedos confeccionados a partir de produtos recicláveis, de cada escola:
 Da Escola Municipal de Educação Infantil Arte e Vida, a aluna do Maternal III, com o pseudônimo “Ternura”, Lauren Primaz Fenner;
 Da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Borja, o aluno do Pré- B, com o pseudônimo ”Água”, Humberto Scherer Hilgert;
Do Colégio Estadual Professor Pedro José Scher a aluna da 4ª série, com o pseudônimo “Casa de Cristal”, Amanda Taíse Heckler de Matos.
O aluno Humberto Scherer Hilgert, da Categoria BRINQUEDOS, irá representar o município na culminância da AMM (Associação dos Municípios das Missões) em Rolador, no dia 29 de novembro de 2018.
Nível II – através de paródias, de cada escola:
 Da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Borja, as alunas do 8º ano, com o pseudônimo “Amigas da Natureza”, título da paródia ESTE MUNDO, da música TREM BALA de Ana Vilela as alunas  Ariaridin Maciel Heck e Nicole Melchiors Bach.
Do Colégio Estadual Professor Pedro José Scher. as alunas da 7ª série,  com o pseudônimo “MMA Recicla”,  título da paródia OLHA A POLUIÇÃO, da música  OLHA A EXPLOSÃO de MC Kevinho, as alunas Aira Ester Luft Desengrini,  Maiara Reichert Thomas e Maria Heloísa Steffens.
As alunas Ariaridin Maciel Heck e Nicole Melchiors Bach, da Categoria PARÓDIAS irão representar o município na culminância da AMM (Associação dos Municípios das Missões) em Rolador, no dia 29 de novembro de 2018.
Agradecemos e parabenizamos a todos os alunos pela sua ativa e dedicada participação, em especial aos vencedores. Aos pais, pelo acompanhamento e colaboração e aos incansáveis professores que orientaram, intermediaram e acompanharam no desenvolvimento de todo o processo. Às Direções das escolas, pelo apoio de sempre. A todos, os nossos agradecimentos.
“Está nas mãos de cada um de nós cuidar do nosso planeta, da nossa casa, do nosso corpo, dos nossos pensamentos e ações para que a vida seja melhor, se regenere e se perpetue”. (Autor desconhecido)

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA