Avenida Júlio Schwengber, nº 1645 - Centro
7h45min às 11h45min | 13h30min às 16h30min
(55) 3369 1800
administracao@saopedrodobutia.rs.gov.br
Município de São Pedro do Butiá/RS Administração 2021 - 2024
Bem-vindo(a) a São Pedro do Butiá - O jardim Missioneiro | 16 de Abril de 2024
Publicado em 16/03/2018 11:48:48

SÃO PEDRO DO BUTIÁ COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM MOMENTOS MARAVILHOSOS

Momentos de espiritualidade, reflexão, conhecimento, lutas e troca de sementes marcaram o Encontro Municipal de Mulheres realizado no último dia 8 de março na comunidade de Linha Bonita, São Pedro do Butiá, como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento acontece anualmente e é promovido pela Emater/ RS –Ascar em parceria com o CRAS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais  e apoio da Administração Municipal.  
Uma mística de abertura muito sugestiva à vida da mulher marcou o início do evento. Após houve o espaço para pronunciamento de autoridades que reconheceram a importância e a força feminina no desenvolvimento no campo e na cidade e a luta por direitos igualitários.   
Um momento de reflexão marcou a palestra proferida pelas painelistas  Rosângela Angelin, Carina Caetano Quines e Neuza Schnorrenberger que em suas falas relataram sobre a valorização das mulheres nos diferentes setores da sociedade, a violência contra a mulher e sobre os direitos das mulheres agricultoras.  À tarde, outro momento importante foi à participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais onde trouxeram a questão das mudanças na Previdência Social que estão em discussão a nível Nacional. Alertaram para a participação em massa das mobilizações, pois as pessoas atingidas não são apenas as que ainda não requereram sua aposentadoria, mas sim toda população. Também falou sobre a atuação da mulher nas mobilizações sindicais .
Ainda de tarde tivemos a mística das sementes e mudas, onde as mulheres presentes tiveram a oportunidade de participar de um momento de profunda reflexão sobre o resgate, produção e plantio de mudas e sementes para a sobrevivência a fim de atingir a soberania e segurança alimentar das famílias. Foram distribuídas em torno de 50 variedades de sementes crioulas, sendo possível entregar mais de mil sachês de sementes e algumas mudas de flores, hortaliças e chás.
Além disto ainda tivemos a presença de gaiteiros, bandonista e apresentação de talentos locais , bem como o sorteio de muitos prêmios entre as mulheres presentes. 
Durante o dia todas puderam degustar os deliciosos lanches preparados pelo Grupo Encanto Rainha.
Queremos agradecer todas as entidades parceiras e apoiadoras pela participação e pelo apoio, disponibilizando transporte e equipamentos de som e imagem. Às Agentes de Saúde que novamente ajudaram com tanto carinho durante todo dia nas atividades do encontro. Agradecer a equipe da animação da comunidade que se prontificaram a participar com tanto entusiasmo. Agradecer todos os grupos de mulheres e demais pessoas do comércio pela doação de brindes e pela participação, tornando assim o dia delas, o dia mais poderoso do ano. 
Mulheres poderosas, vocês são demais! Parabéns a todas pela participação! 
Parabéns às mulheres e homens que partilharam conosco este grande dia!
 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA